Tal como todas as competições da UEFA, a Youth League também será reestruturada para um modelo semelhante a essas, e que traz logo alterações às equipas qualificadas para a prova. No entanto, continuarão a existir dois caminhos de acesso à fase a eliminar.
Que clubes portugueses vão participar?
Os emblemas que já se qualificaram para a Liga dos Campeões também estarão na Youth League – assim, Sporting e Benfica já têm essa presença confirmada. Estas equipas entram no chamado Caminho Champions League.
Também serão qualificados os campeões nacionais de juniores das federações-membro da UEFA – no caso de Portugal, essa equipa é o SC Braga – e que irão para o Caminho dos Campeões Nacionais.
Agora podes seguir-nos no WhasApp e no Google Notícias
Caminho Champions League
Tal como na “nova” Liga dos Campeões, este caminho terá 36 equipas e será disputada em modo liga. Cada equipa fará seis jogos (três em casa e três fora), no final dos quais os 22 clubes com a melhor classificação apuram-se para os 16 avos de final.
Aí, os clubes classificados do 1.º ao 6.º lugar jogam com os que acabaram entre o 17.º e o 22.º posto. As equipas que terminarem da 7.ª à 16.ª posição enfrentam os 10 clubes que se irão qualificar pelo outro caminho.
Quem ficar abaixo do 23.º lugar da fase de liga é eliminado da prova.
Caminho dos Campeões Nacionais
Os clubes que entrarem na Youth League por esta via terão de disputar duas ou três eliminatórias (dependente do número exato de participantes, segundo a UEFA) para chegarem aos 16 avos de final.
Daqui sairão as dez equipas que depois enfrentam as que ficaram entre o 7.º e o 16.º lugar na fase de liga da prova, nos 16 avos de final.
Fase final
É depois realizado um sorteio para definir os duelos dos oitavos de final e em diante. A partir daqui, todas as eliminatórias são disputadas a uma mão.
À semelhança das edições anteriores, o vencedor da Youth League também será determinado através de uma final-four, que será jogada entre 25 e 28 de abril do próximo ano.