Após o jogo com o Moreirense a contar para a Taça CTT onde o FC Porto ficou em ultimo lugar do grupo, houve uma serie de ameaças aos árbitros. Foi dado tempo de antena ao líder da claque responsável pelas ameaças no centro estágio dos árbitros, que serviu para beneficiar os jogos do FC Porto. Praticando um futebol miserável, a equipa do rei do apito dourado tem sido a equipa mais beneficiada desde então.
Nas nomeações, o efeito tem sido escandaloso. Desde as ameaças, os árbitros nomeados são da Associação de futebol do FC Porto. 3 jogos, 2 árbitros do Porto e um de Leiria para o campeonato. Passará a ser 3 árbitros do Porto pois a Comissão de Arbitragem (CA) nomeou o árbitro do camarote. O Manuel Oliveira. Árbitro do escandaloso SL Benfica-Setúbal (ver a sua atuação AQUI). Árbitro que há 3 jogos consecutivos tem prejudicado o SL Benfica.
Mas há outros dados bastante importantes que têm passado despercebido do publico.
Nas primeiras 9 jornadas, tiveram 2 árbitros da AF Porto. 22,22% dos jogos. Um número aceitável e normal. Também tinham tido 2 árbitros da AF Lisboa e 3 da AF Braga. Foi nesse período que começaram a surgir as primeiras queixas de arbitragem.
Depois das queixas, nas 10 jornadas seguintes a CA nomeou 6 árbitros da AF Porto em 10 jogos! 60% dos jogos com árbitros da mesma associação!
o FC Porto tem mais de 40% dos jogos apitados por árbitros da AF Porto e só 10% são apitados por árbitros da AF Lisboa.
Quando vemos isto, pensamos: “Seria lógico que o Benfica tivesse o mesmo nível de árbitros de Lisboa e do Porto”.
Pois… mas para o Fontelas Gomes é lógico que seja ao contrário.
O SL Benfica tem quase 40% dos jogos apitados por árbitros do Porto e só 11% apitados por árbitros de Lisboa.
Esta é a arbitragem que eles querem. E nem precisaram de meter o filho do Fontelas a treinar lá no clube.
Porque é que não explicam que em 19 jornadas (o árbitro da 19ª já está escolhido), 8 são arbitrados por juízes da Associação de Futebol do Porto? 8 em 19… são 42,11%!!!
Gráficos cedidos pela página: OS Memes do Porto