Conselho de Arbitragem diz que o golo do Belenenses é legal
“O Conselho de Arbitragem entende que não é sua função comentar lances, seja qual for a competição. Outra coisa bem diferente é, pontualmente, prestar esclarecimentos que auxiliem os agentes desportivos e os adeptos a entender corretamente as leis do jogo.
O lance do primeiro golo do jogo Belenenses SAD-FC Porto é um desses casos, daí o CA responder à pergunta de “O Jogo”.
Junto ao círculo central, o jogador Loum do FC Porto cabeceia a bola contra o jogador Show do Belenenses SAD, estando este a escassos dois metros e tendo o braço encolhido e junto ao corpo.
A bola acaba por bater no braço do jogador do Belenenses SAD que posteriormente a domina e a envia para o seu ataque. No entanto, Licá volta a fazer um passe para trás e a bola vem novamente para meio-campo do Belenenses SAD, iniciando-se uma nova fase de ataque que vai culminar no primeiro golo deste jogo da Liga NOS.
Importa avaliar se a ação do jogador Show é faltosa e merecedora de intervenção do VAR para anular o golo.
Para essa análise devemos aferir se a ação de bola na mão constitui infração. Ora, de acordo com as Leis de Jogo existe infração se a bola bater na mão do jogador e de imediato for obtido golo ou criada oportunidade de golo. Como é percetível, nenhuma das situações ocorreu.