O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou, esta quarta-feira, a morte de Fernando Chalana, realçando que «tanto contribuiu para o prestígio internacional do futebol português».
Numa nota partilhada através do site da Presidência, Marcelo Rebelo de Sousa apresenta os «sinceros pêsames à família e àquelas entidades desportivas, que serviu, com dedicação e entusiasmo, durante tantos anos».
Bernardo Silva despede-se do amigo
Bernardo Silva, extremo do Manchester City, nunca escondeu a admiração por Chalana. Através das redes sociais despediu-se de «um grande amigo».
Um grande amigo que guardarei para sempre no meu coração! ❤️ pic.twitter.com/Sf4AzS2hcI
Pub— Bernardo Silva (@BernardoCSilva) August 10, 2022
Barreirense e bordéus não esquecem o pequeno Genial
O Barreirense, clube onde Chalana se formou e de onde se transferiu para o Benfica, em 1974/1975, assinalou a morte do seu craque através das redes sociais.
Bordéus, clube para onde Chalana se transferiu em 1984 — cuja verba paga ao Benfica, um milhão e quintos mil euros, valor considerado exorbitante na altura, serviu para as águias concluírem o fecho do terceiro anel do Estádio da Luz —, onde ganhou a alcunha de ‘Chalanix’ graças à sua estatura e ao seu bigode, a fazer lembrar Astérix.
Le Club a appris avec tristesse le décès de Fernando Chalana.
Le Football Club Girondins de Bordeaux adresse ses plus sincères condoléances à sa famille ainsi qu’à ses proches 💙🤍 pic.twitter.com/FX1IlgE0di
— FC Girondins de Bordeaux (@girondins) August 10, 2022