Secretário de Estado fala em aumento histórico de verbas no Judo
João Paulo Correia acha estranho que exista cortes quando foram aumentados
João Paulo Correia confirma à TSF que recebeu uma denúncia que acusa a federação de ter retirado o financiamento a dois judocas. O Governo está atento, sendo que é o Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) quem fiscaliza.
“O Governo, através do IPDJ contratualiza com o Comité Olímpico as verbas para a preparação e participação dos nossos atletas para se qualificarem para os Jogos Olímpicos”, explica o secretário de Estado, recordando que o Governo “contratualizou com o Comité Olímpico e com o Comité Paralímpico um aumento histórico para essa preparação”.
“Por isto, estranhamos que num momento em que há um aumento histórico no financiamento da preparação olímpica a Federação Portuguesa de Judo comunica a dois atletas que esgotou as verbas da sua preparação para este ano”, prossegue o governante.
O governo espera as conclusões desse inquérito nas próximas semanas: “Algumas destas acusações podem violar o estatuto da República e o regime jurídico das federações desportivas e a lei de bases do desporto e esse inquérito será encerrado, no máximo, daqui a quatro semanas.”
João Paulo Correia lamenta a “falta de bom senso” em todo este caso e garante que o Governo “tudo tem feito” para que a “crise estivesse já sanada”.
Leia também: Esta foi a resposta vergonhosa do Presidente da Federação Portuguesa de Judo