Há muito que se tem debatido sobre a medidas de melhoramento dos estádios no que diz respeito aos chamados “safe standing”. Existem alguns estádios na europa em que isso já está implementado mas em Portugal a UEFA ainda não tinha sido autorizado.
A UEFA decidiu lançar um programa experimenta e colocou Portugal como um dos países abrangidos que permite a assistência em pé de jogos das competições europeias, já previsto na legislação portuguesa, anunciou o organismo regulador do futebol continental.
A UEFA prolongou o Programa de Observação de Lugares em Pé para a época 2024/25 e alargou o âmbito a Portugal, Áustria, Bélgica, Escócia e Países Baixos, depois de ter sido testado na Alemanha, França e Inglaterra, em 2022/23, passando posteriormente a incluir Espanha e Itália.
Agora podes seguir-nos no WhasApp e no Google Notícias
O Comité Executivo do organismo europeu, reunido em Dublin, pretende obter “uma amostra mais significativa e com maior diversidade de dados”, com o objetivo de avaliar em que condições poderá ser reintroduzida a utilização de lugares em pé de forma segura nas suas competições.
É o caso de Portugal, através do regime jurídico do combate à violência, ao racismo, à xenofobia e à intolerância nos espetáculos desportivos, que prevê a definição de “áreas de assistência com lugares em pé, individuais e numerados, nas zonas com condições especiais de acesso e permanência de adeptos, equipadas com mecanismos de segurança de modelo oficialmente aprovado, que previnam o efeito de arrastamento de espetadores e desde que não aumente a capacidade de lotação do recinto”.
Depois desta medida, o Benfica pode estudar mais uma forma de aumentar o número de lugares no Estádio da Luz.