Todos os dias são reveladas escutas por parte do mesmo grupo de comunicação social. Hoje percebemos que só algumas é que são noticiadas e outras ficam na gaveta. A pratica utilizada neste grupo é a mesma pela qual FC Porto foi condenado. Não são imparciais e publicam só o que lhes interessa.
Há um blog que anda a revelar escutas do processo todos os dias. Escutas que envolvem o FC Porto, Sporting e até o Record. E é sobre as do Record que vamos falar. Segundo o blog, parece que o Sporting encomenda notícias ao Record. Não é novidade nenhuma para quem segue o futebol com mais atenção. Mas é assim que se percebe as escutas a utilizar e quando as utilizar.
“min. 25:50 – Bruno questiona se o interlocutor se dá bem com o jornalista daí(Record) que trata do Sporting e este responde que sim. Bruno diz que hoje saiu uma notícia do Viviano ter perdido de 6kgs e quer saber se foi uma notícia encomendada pelo Sporting, ao que o interlocutor diz que saiu do Sporting ou do empresário. O interlocutor diz que isso não deve ter saído no “nosso” jornal, mas talvez na Bola”, Isto divulgado pelo blog.
A Cofina pode justificar?
Porque não publicaram as escutas?
Porque só publicam do Benfica não revelam as do FC Porto?
Nos últimos anos, o Benfica levou com a conversa do “plano para dominar a comunicação social”. Hoje, pelo conteúdo das escutas, parece que não é o Benfica que encomenda notícias. E parece que o jornal aceita a encomenda.