A campanha antes do dérbi já está em curso e conta com o 3º classificado e o quase 5º
O Dérbi é já domingo e nota-se a pressão sobre os árbitros. Agora é a vez do FC Porto se juntar ao Sporting nas criticas à arbitragem. O FC Porto que vem de erros de arbitragem que lhes são favoráveis, nas ultimas 3 jornadas, tem a lata de vir falar de árbitros.
“Na terça-feira, na Póvoa de Varzim, o Benfica qualificou-se para os quartos de final da Taça de Portugal depois de vencer por 2-0 um jogo em que, segundo os especialistas, ficaram por assinalar dois penáltis a favor do Varzim. Tendo em conta que o videoárbitro era Bruno Esteves, não foi surpreendente”, lê-se na nota do dragões diário.
A mesma cartilha já não cita os especialistas quando falamos do vermelho a atribuir a Uribe. Recordo que Rafa, esse jogador faltoso tem mais amarelos que Uribe, Pepe e Otávio juntos. E todos já viram as faltas e os protestos, esta temporada destes 3 jogadores.
A cartilha prossegue usando antigos jogadores e adeptos do Benfica e as suas opiniões. Que continuem a ser anjinhos. “O penálti que ficou por assinalar sobre Galeno no duelo com o Casa Pia – reconhecido, até, por um painel da CMTV composto por antigos jogadores que são adeptos de outros clubes e por representantes da imprensa de Lisboa – fica para a história como mais um erro com impacto num resultado do campeonato, na distribuição de pontos e na classificação da liga. E também não foi surpreendente, na verdade, tendo em conta que o videoárbitro era Hugo Miguel. Basta recordar dados avançados pela imprensa no final de 2020/21 e baseados nas análises de especialistas em arbitragem: na altura, Hugo Miguel tinha um histórico de oito erros em prejuízo do FC Porto e um a favor; 19 erros a favor do Benfica e apenas quatro contra; e oito a favor do Sporting e 12 contra. Desde então, protagonizou a proeza de provocar, em Braga, a primeira derrota do FC Porto no campeonato em 58 jogos.”
Desta vez sobre os especialistas de arbitragem não foram mencionados porque ninguém considerou penalti. Nem os do O JOGO.
Já o Sporting, que está mais próximo do 5º classificado que do 3º, coloca os seus cartilheiros a falar de ladroagem quando têm sido beneficiados. O único prejuízo que tiveram foi o do seu presidente, ao faltar com a palavra e vender jogadores importantes.
Leia também: Jorge Amaral manda bocas sobre os novos reforços do Benfica