FPF diz NÃO ao sorteio dos árbitros
Segundo o comunicado emitido pela federação portuguesa de Futebol proficional, a próxima temporada não terá sorteio sorteio de árbitros conforme a maioria dos clubes tinha aprovado na última assembleia geral da Liga. Recorde-se que a proposta discutida em 5 minutos entre porto e sporting, consistia em fazer um sorteio de árbitros, árbitros assistentes e observadores por considerarem que seria mais justo para o futebol nacional.
Eis o comunicado:
«O plenário do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, composto por elementos das suas três secções, manifesta a sua posição sobre a proposta da implementação do sorteio de árbitros, árbitros assistentes e observadores na temporada desportiva de 2015/2016, aprovada pelos Clubes em Assembleia Geral da Liga Portuguesa de Futebol Profissional.
Hoje reunido em Rio Maior, o plenário do Conselho de Arbitragem decidiu por unanimidade, em defesa dos interesses das competições profissionais de futebol, tornar pública a seguinte posição:
1. Manifestar opinião discordante pela introdução do sorteio, qualquer que seja a sua forma, e defender a manutenção do sistema de nomeação por designação direta de árbitros, árbitros assistentes e observadores, por ser este o que melhor defende os interesses das competições, da arbitragem e dos árbitros;
2. Considerar inconcebível a proposta de os Clubes poderem interferir diretamente na classificação dos árbitros, em resultado da denúncia das suas atuações, por isso representar uma intolerável forma de pressão sobre os árbitros, com consequências prejudiciais para a verdade desportiva;
3. Considerar que essa proposta traduz uma desconfiança relativamente aos árbitros e à arbitragem;
4. Repudiar as ofensas públicas e infundadas à honorabilidade dos membros deste Conselho de Arbitragem;
5. O Conselho de Arbitragem alerta para a possibilidade de a proposta não estar de acordo com a legislação aplicável em vigor.»