Um clássico para desfrutar e para tentar ganhar! O mote para o grande jogo do Dragão foi dado por Luís Filipe Vieira, ontem, na celebração do 115.º aniversário do Sport Lisboa e Benfica, em que o Presidente expressou a confiança que tem na equipa, um sentimento que atravessa hoje o universo benfiquista por inteiro.
Existe um clima de confiança, sim, mas na medida certa e tendo a perfeita noção das dificuldades que o Benfica irá encontrar. O desafio não poderia, aliás, ser maior: do outro lado estará o campeão nacional em título, líder da atual edição da Liga e que vai jogar no seu estádio.
O que legitima a confiança com que o Benfica parte para o clássico é a qualidade e a ambição que a equipa tem vindo a demonstrar. Há razões para acreditar que, assim, é possível lutar de igual para igual em qualquer estádio e frente a qualquer adversário. Mesmo contra os mais fortes, como é o caso do FC Porto.
Perante isto, vale a pena voltar ao discurso do Presidente: “Esperamos um grande jogo de futebol e que as três equipas estejam ao nível daquilo que perspetivamos.” Que seja, então, uma excelente jornada de promoção para o futebol português, com civismo, fair-play e elevado sentido de responsabilidade.
Os principais protagonistas deste espetáculo merecem, pois, que se criem as condições para que todo o foco esteja apenas centrado nas quatro linhas.