Novo protocolo da arbitragem com a Galiza e… AF Porto
José Fontelas Gomes comentou recentemente uma parceria entre a AF Porto e a Real Federação Galega de Futebol (RFGF) na assinatura de um protocolo de intercâmbio de árbitros.
“Esta ideia com Espanha é mais abrangente em relação às parcerias que já tivemos com França e Chipre, porque no futuro a ideia é ser todos os campeonatos do futebol não profissional. A ideia é proporcionarmos a experiência de apitar no estrangeiro a árbitros mais jovens e mais cedo para que cresçam com uma experiência diferente. Tudo isto pode ser importante para o crescimento dos árbitros.
Penso que melhora sempre, vimos isso com os árbitros franceses que foram aplaudidos na primeira vez que vieram cá e pode ajudar a melhorar o ambiente. A AF Porto é a primeira, no protocolo que assinámos com Espanha a 7 de julho, a dar a experiência aos seus árbitros. A nossa ideia é que este intercâmbio possa trazer algo de positivo para apressarmos um bocadinho a sua experiência e crescimento”.
A questões que ficam são: Onde é que estão os árbitros franceses e cipriotas que vieram a Portugal mas que não apitaram nenhum jogo dos grandes? Enquanto andamos a levar com o Verissimo, o Soares Dias, o Rui Costa, o Tiago Martins, outros levavam com outros árbitros fora do circulo português.
Agora uma Associação de Futebol do Porto promove um acordo de troca de árbitros com a Galiza. A ver pela primeira categoria profissional, antigamente tinham de ir para Aveiro, Vila Real, Braga mesmo residindo no Porto e assim garantir uma subida nos quadros. Agora vão para a Galiza?
Leia também: Cartilheiros do FC Porto montam campanha contra João Pinheiro