António Costa anunciou “às portuguesas e aos portugueses” o plano de reabertura da sociedade portuguesa, agora que os números de casos da covid-19 se encontram em valores que permitem vislumbrar uma pequena luzinha ao fundo do túnel pandémico.
Num regime “a conta-gotas”, ou seja, faseado, o Governo afirmou que a partir de três de maio, o público pode regressar aos estádios de futebol e a todas as outras modalidades desportivas. De forma parcial, porque a lotação será definida pela Direção-Geral de Saúde quando o momento chegar.
Todavia, se a situação continuar a evoluir favoravelmente, é possível que o futebol regresse até a 19 de abril, pois no plano apresentado por António Costa, a partir desse dia serão possíveis “eventos exteriores com diminuição de lotação”.
Registe-se que a presença de adeptos já não se verifica em Portugal desde o início de março de 2020 – há mais de um ano – embora tenham tido lugar algumas exceções no estádio do Santa Clara: a 27 de fevereiro, os açorianos receberam o Paços de Ferreira (2-1).
Quais as jornadas?
Olhando para o calendário da Liga Portugal, cujos horários ainda estão por definir, poderão ser disputadas cinco jornadas (da 30.ª à 34.ª), e há alguns jogos importantes a destacar: o Benfica – FC Porto (31.ª) e o Benfica – Sporting (33.ª).