CARTA ABERTA A NUNO SARAIVA
Meu Caro Nuno Saraiva:
Recordo com saudade os tempos em que nos cruzávamos, socialmente, com “graças” sobre os nossos clubes.
Desde que foi para “aí”, só tomo nota da sua existência pelas peças (a pedido, presumo) em que se preocupa comigo, por aquilo que eu digo, por aquilo que eu não digo, por aquilo que penso, ou por aquilo que possa vir a dizer.
Pois, hoje sou eu que venho transmitir-lhe – publicamente, como você me faz, o que agradeço – a minha estupefação por tantos erros de comunicação num só dia …
Não pode ser seu o conselho, não lhe posso atribuir a estratégia, não acho possível que tenha incentivado o seu Presidente a dar uma entrevista … naquele dia e àquela hora.
Eu sei que deve ser difícil controlar a ira de ter visto o Presidente do BENFICA a ter um êxito mediático retumbante na quarta feira passada.
Deveria ter dito ao seu Presidente que o melhor seria fazer como Luís Filipe Vieira e não correr “atrás do prejuízo” (para introduzir termos do futebol nesta nossa “conversa”).
A escolha criteriosa do dia, sem jogos nem conferência de imprensa de ninguém do SLB, era o mínimo.
O que fez o seu Presidente?
Inexplicavelmente, deu uma entrevista à mesma hora do jogo do SLB e duas horas após Jorge Jesus ter respondido (com erros factuais, mas, ainda assim, respondendo ou tentando responder …) ao Presidente do BENFICA.
Com isso, permitiu contradições como aquela em que Jorge Jesus afirma que dificilmente voltará a estar 6 anos num clube como esteve no SLB e o seu líder a dizer que não é qualquer Presidente que consegue ter um projeto de médio prazo com Jesus.
Dessa “trapalhada” (eu sei que gosta do termo) resultaram consequências óbvias para o seu objetivo.
Eu sei que me vai responder (se o “chefe” … “perder a cabeça” com tanta verdade …) que esse não é a sua preocupação!
Mas deve ter sido o bom e o bonito ter visto hoje a BOLA e o RECORD, com as primeiras páginas partilhadas entre as declarações do Presidente/Treinador e as do Treinador/Presidente …
Para não falar do destaque que deram à entrevista de Luís Filipe Vieira (nas capas de quinta feira passada).
E se formos aos número médios de audiência (612 mil contra 700 mil espectadores), aos ” picos de audiência” (854 mil contra 1 milhão e 300 mil, no melhor minuto), ao rating (8,3 contra 12,5) e ao share (19,6 contra 28,3), até parecia que você estava outra vez a jogar contra o Bayern naquela eliminatória de há uns anos na Liga dos Campeões …
Apesar de o “seu” ter estado na SIC (o que, como sabe, não me é indiferente …).
Meu Caro Nuno,
Deixe lá de se preocupar comigo, ou com outros benfiquistas que só gostam do BENFICA, e dê bons conselhos a quem tem que dar (apesar das dificuldades que presumo que tenha … porque há coisas impossíveis de controlar).
Até porque não deve ser só para se lembrar de mim e para fazer 4 comunicados num dia que foi para “aí” …
Um abraço com tudo de bom, menos na parte desportiva …
RUI GOMES DA SILVA