Enquanto Sérgio Conceição é expulso e apenas lhe é dada uma multinha, Rui Vitória é castigado. Quando Sérgio Conceição lesa a honra dos árbitros nas conferências de imprensa e nada lhe acontece, Rui Vitória é alvo de processo disciplinar.
O Conselho de Disciplina (CD) ordenou a abertura de um processo disciplinar a Rui Vitória devido às declarações do treinador do Benfica após o jogo em Chaves, onde criticou a arbitragem de João Capela, particularmente visado pela expulsão de Conti. “Depois de quase não haver jogo, porque o terreno estava quase impraticável, [os árbitros] desequilibraram o jogo desta forma. (…) Não me posso alongar mais porque quero estar no jogo com o FC Porto. Se dissesse o que me vai na alma sobre este árbitro, tínhamos muito por onde pegar”, afirmou o treinador das águias.
O processo irá agora ser conduzido pela Comissão de Instrutores da Liga, onde Sonia Carneiro vai meter o dedo. Esse órgão apresentará o despacho final, depois de recolher indícios e ouvir testemunhas – o próprio Vitória terá direito a apresentar a sua defesa. Caso seja considerado culpado, o técnico arrisca suspensão por lesão da honra e reputação de João Capela.