O árbitro Rui Oliveira, que fez de VAR no FC Porto-Santa Clara e não viu um penálti contra a equipa da casa, tem um passado recente digno dos anos 80/90. Nos últimos anos, Rui Oliveira tem sido notícia sempre pelas piores razões e com o FC Porto pelo meio. As desculpas não se pedem, evitam-se e, como tal, não estamos à espera de mais um pedido de desculpas. O vice-presidente do Conselho de Arbitragem, que foi a correr explicar os lances que prejudicaram o Benfica, saindo em defesa do árbitro no Canal 11, tem de vir a público explicar o porquê de o FC Porto ir com três jornadas seguidas de benefícios.
Este Rui Oliveira, segundo a imprensa, ficou conhecido por ter sido apanhado a copiar nos testes. É conhecido por ter furado a greve dos árbitros aos jogos do Canelas, indo fazer o jogo da equipa do cabecilha dos Super Dragões. É conhecido por ter beneficiado o FC Porto no jogo com o Feirense, quando transformou um fora de jogo bem assinalado em golo do FC Porto, na temporada passada. É conhecido por ter tido uma subida polémica. Quem não viu um penálti do tamanho do mundo tem de vir explicar o que faz este senhor na arbitragem.
