Advertisement

David Neres e o Chupa o futebol

David Neres não vai jogar a Supertaça com o FC Porto porque o Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu castigar o extremo do Benfica com um jogo de suspensão por injúrias e ofensas à reputação de Sporting e FC Porto durante as comemorações do título de campeão nacional das águias: «Chupem lagartos, chupem tripeiros», foi o que disse a dada altura no relvado da Luz e que ficou gravado num vídeo que rapidamente se tornou viral.

O Benfica respondeu e vai recorrer da decisão.

Goste-se mais ou menos, termos como lagartos, tripeiros ou lampiões fazem parte do léxico do futebol português e seguramente que ninguém, no seu perfeito juízo, os considera ofensivos. Provocatórios, sim, depreciativos, sim, mas em ambos os casos com a dose certa de sal e pimenta que faz parte da rivalidade, seja em Portugal, em Inglaterra ou no Botswana. Terá sido então o «chupem», que como se sabe tem o sentido de ‘tomem lá’? Custa a acreditar.

Sim, quatro jogadores do FC Porto foram castigados há um ano, também com um jogo de suspensão, por cânticos contra o Benfica durante as comemorações do título 2021/2022, mas na altura Otávio, Fábio Cardoso e Manafá cantaram «filhos da p… SLB» (Diogo Costa também insultou o Benfica mas noutro contexto durante a festa), o que não é bem o mesmo do que se tivessem cantado, gritado ou dito «Chupem lampiões». Ou é?

Mais: Depois da despromoção do árbitro Vítor Ferreira, que tinha sido ameaçado pelo engenheiro Luís Gonçalves, e depois do castigo de David Neres, que o FC Porto tanto desejava (mas nem precisou de apresentar queixa), o que se segue?

Vou recuperar aqui aquela velha história: uma senhora entra no autocarro e ao não ter lugar para se sentar manda indireta para o ar, dirigida a um senhor que se encontrava sentado: «Já não há cavalheiros!» Ao que o senhor reagiu: «Cavalheiros há, lugares é que não!» Pois bem, no futebol português há disciplina, vergonha é que não. Chupa futebol!

Advertisement

Leia também: Quarto classificado calou a cartilha de o Benfica ser o “novo rico”

Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados