Now Reading:
David Elleray esclarece não há nenhum conflito entre a Benfica TV e o VAR

David Elleray esclarece não há nenhum conflito entre a Benfica TV e o VAR

O director técnico do International Board (IFAB), David Elleray, esclarece que o vídeo-árbitro (VAR) tem acesso, “em nome da integridade do sistema”, a todas as imagens da transmissão e não está limitado às da realização televisiva.

“Durante a nossa pesquisa para introduzir o vídeo-árbitro no futebol, consultámos outros desportos e no rugby houve alguns problemas sobre a que imagens o vídeo-árbitro teria acesso. E nós fomos muito claros neste ponto ao determinar que, em nome da integridade do jogo, todas as imagens têm de estar à disposição do vídeo-árbitro e do seu técnico em tempo real”, sublinha David Elleray, em entrevista à Bola Branca.

“O vídeo-árbitro pode decidir ver qualquer ângulo e velocidade que queria. Baseado nisso aconselha o árbitro e em algumas situações o árbitro pode também querer ver as imagens e pode rever o lance no campo, num monitor instalado perto do relvado”, acrescenta.

 

Esta independência do VAR relativamente à transmissão televisiva anula qualquer situação de conflito entre o VAR e os detentores dos direitos televisivos. Elleray atenta, em concreto, ao facto de a Benfica TV transmitir os jogos do Benfica, na Luz, e observa que “não há qualquer conflitualidade”.

“O vídeo-árbitro tem controlo completamente independente daquilo que pretender ver. Ninguém pode influenciar aquilo que ele pode, ou não, ver e isto é muito importante para a integridade deste sistema”, clarifica, sem deixar espaço para qualquer dúvida.

Input your search keywords and press Enter.