As denuncias foram enviadas para todas as redações a pedir ajuda mas só a Aventar é que as está a denunciar
Onde está aquele canal do “melhor primeiro” e que está sempre disposto a fazer grande programas em que a palavra chave é “alegadamente”? A Aventar acaba de expor denuncias de jornalistas. que foram enviadas para todas as redações do país.
- Rui Santos arrasador com Porto Canal a divulgar onde almoça – vídeo
- FC Porto quer tirar António Melo da Bola TV
- Notícia do Porto Canal obriga a mulher de Rui Santos a ter proteção da PSP
Não é a primeira vez e até foi revelado em tribunal o clima de pressão e ameaças em que vivem as pessoas que trabalham no Porto Canal. Ana Guedes Rodrigues, ex-diretora do Porto Canal disse que o seu lugar chegou a estar em causa quando decidiu não colocar no alinhamento “buscas ao estádio da luz”. Denunciou ainda que as peças já vinham do clube montadas e que deixou de ser chamada para as reuniões.
Hoje o Aventar coloca cá fora as denuncias que deveriam estar a ser investigadas pelas autoridades.
“Caros colegas, Na sequência do comunicado que foi ontem emitido pelo Conselho de Redação do Porto Canal, colegas que integram o organismo foram punidos pelos seus superiores. Estão proibidos de sair em reportagem. A decisão foi tomada pelos directores Diogo Faria (conteúdos FC Porto) e Pedro Bragança (conteúdos digitais, site e redes sociais do canal). Os castigos são uma constante nas duas redações e já levaram ao despedimento ou saídas coercivas de diversos jornalistas. Estas atitudes envergonham o jornalismo e denigrem o bom nome das duas instituições: Futebol Clube do Porto e Porto Canal. Os jornalistas das três redações que existem actualmente no âmbito do clube estão solidários com os seus colegas e não permitirão que estas práticas e os seus percursores se mantenham activos. Estão dispostos a levar os casos até às mais altas instâncias que regulam a comunicação social em Portugal e pedem a todos os colegas de profissão que nos apoiem divulgando o que está a suceder. Peço que considerem toda esta informação como sendo proveniente de fonte anónima. A protecção é fundamental para evitar mais represálias”.
Os antigos bloggers Diogo Faria e Pedro Bragança são os alvos destas denuncias que garantem ser tudo falso.
A aventar foi também ouvir diversas fontes ligadas e escreveu isto: “Entre o desconforto e a revolta foi notório, em todos, o medo. O medo que os levou a exigir anonimato e alguns a aconselhar ficarmos em silêncio: “as ameaças de porrada, as ameaças de morte, esperas junto às escolas dos filhos, junto aos estabelecimentos comerciais de quem ousa falar/criticar, vocês não sabem o que vos espera, tenham cuidado e pensem bem se vale a pena o risco”. Ora, o Porto não é Palermo e temos a certeza que as autoridades competentes estão a investigar tudo isto. O Aventar fez a sua parte, com o máximo cuidado ouvindo todas as partes e em especial os dois visados e, recordando, não somos um órgão de comunicação social. Agora cabe, a quem de direito, investigar e retirar as devidas ilações.”