Opinião do adepto: Portanto, isto não vai parar tão cedo, certo?
Portanto, isto não vai parar tão cedo, certo?
O derby já lá vai, o Benfica já regressou à sua realidade que é seguir o caminho das conquistas, o Sporting já cortou relações com o Benfica mas o tema do dia continua a ser o mesmo.
Os leões querem fechar a Luz, queixam-se à Liga, equacionam ir para o Ministério Público, exigem desculpas, referem-se ao Benfica por SLB nos comunicados oficiais e na primeira página do jornal oficial do clube tratam o Benfica por “Rato”.
Entretanto, sobre as faixas do King, da “croácia”, das pinturas, das t-shirts que o Correio da Manhã ontem mostrou estarem na origem dos tristes episódios, nem uma palavra.
Já o disse publicamente e repito, a faixa mostrada no Pavilhão da Luz foi uma vergonha para o Benfica e para os benfiquistas. Espero que não se repita. Está dito e escrito.
Mas aquele triste acto não aconteceu vindo do nada. O contexto de derby levado ao extremo tem forçosamente episódios embaraçosos para os dois lados, aqui e em todo o lado. Basta ver o que fizeram há uma semana os adeptos do Standard de Liége com uma coreografia ao pior estilo da Guerra dos Tronos mostrando um Defour decapitado.
O Benfica devia ter criticado oficialmente a exibição da faixa de mau gosto, sim. Mas o Sporting não tem nenhuma moral para exigir seja o que for no âmbito de desculpas.
Se vamos por aí então eu ainda aguardo as desculpas e lamentações de algum responsável sportinguista sobre a vergonhosa falta de respeito que os seus adeptos sempre demonstram quando se guarda um minuto de silêncio em memória de um dos nossos. Seja o Bento, seja o Coluna, seja o Eusébio, para os sportinguistas não há tréguas. É cantar e saltar alegremente nesses momentos que deviam ser de respeito. Aproveito para lembrar que nesse aspecto não recebemos lições de ninguém, basta recordar a maneira como foi vivido o minuto de silêncio na Luz quando faleceu Damas. Aliás, até a claque do Porto conseguiu controlar-se há um ano na altura do silêncio por Eusébio. Isto são factos para os quais nunca ouvi um pedido de desculpas.
Como também não consegui entender como se escreve algo sentido sobre a morte de Eusébio não mencionando uma única vez a palavra Benfica. Situação que me leva a recordar a maneira como o speaker de Alvalade grita o resultado do derby ou como o jornal oficial do clube confunde uma águia com um rato.
O Sporting tem sido isto desde que João Rocha deixou a Direcção do clube. O Sporting já se aliou ao Porto com o objectivo de “acabar” com o Benfica, isto está publicado na imprensa e dito por sportinguistas! O Sporting não se importou de andar por baixo do Dragão campeão e ficar com 2ºs lugares desde que ficasse à frente do Benfica. Isto nem foi assim há muito tempo. Acham mesmo que aquela coreografia de domingo nos incomoda? Hipócritas!
O Sporting depois da época em que queria ver o Benfica “acabado” volta a carga e quer o Benfica a descer de divisão por causa de acordos com o Belenenses. Descer de divisão, senhores!
O Sporting quer o Benfica a jogar à porta fechada porque os adeptos benfiquistas se portaram mal no derby. Mas querem o seu estádio cheio para vermos a digna prática do lançamento da tocha ao Artur. Isso sim, é bonito.
O Sporting não gosta do sector visitante da Luz e fartou-se de berrar no primeiro ano mas foi ao Dragão e viu os seus adeptos irem direitinhos para uma jaula na bancada superior. Aí já nem miaram. E, pasme-se, já há sportinguistas a exigirem “jaulas” nas bancadas superiores em Alvalade para os visitantes! Sempre muito à frente neste aspecto, primeiro criticam e depois querem imitar.
Aliás, o Sporting só por inveja é que pode querer fechar as portas da Luz. E eu entendo-os muito bem.
O nosso estádio não tem a imponência da velha da Luz, não tem a mística do betão do Terceiro Anel antigo mas é um estádio moderno que muito nos orgulha e que em Maio passado foi o centro do mundo ao receber tão bem a final madrilena da Champions.
Olha-se para o novo Alvalade e não se percebe em que é que estavam a pensar os sportinguistas quando aprovaram um recinto que é uma aberração para o historial do clube.
A pista de atletismo do velho Alvalade foi descartada para desgosto do Prof. Moniz Pereira. Esqueceram-se de construir pavilhões, andam há anos com as modalidades espalhadas pelo país, tiveram que andar a pintar o estádio há pouco tempo por dentro e por fora porque cansaram-se do amarelo, têm cadeiras às cores, só depois de verem os balneários dos rivais é que se lembraram de decorar os deles, um relvado que está sempre num estado miserável e mostram ao mundo um fosso aberrante onde continuam a cair adeptos. Esta é a realidade do Sporting que corta relações com os rivais, com a Liga, com os seus adeptos que criticam, com os jogadores que fogem, com o treinador, enfim, com o Mundo.
Meus caros, passar os dias a desejar que o Benfica acabe ou seja castigado ou desça de divisão ou jogue à porta fechada não vos vai resolver problema nenhum. Pode ser divertido e interessante para a imprensa mas a diferença pontual e a diferença de títulos conquistados não vão diminuir.
Tiveram uma oportunidade para ganhar o segundo derby nos últimos anos e festejaram antes de tempo, tiveram uma oportunidade clara de vir à Luz disputar o acesso a uma final de uma prova oficial e preferiram sofrer um golo de um Vitória de Setúbal reduzido a dez jogadores… O que é que vocês querem, afinal? Decretar o fim do Benfica para voltarem a serem felizes?
Preocupem-se com a vossa casa, aprendam a dizer a palavra Benfica, em vez de Rato e visitante ou SLB e chega de circo. Até ao próximo derby que, repito, podia ter sido ontem mas vocês não quiseram, as despedidas terão de ser sempre com um Olé. Culpa vossa.
Por : RED PASS