Opinião do adepto: A bipolaridade Benfiquista
Os mesmos adeptos do Benfica que enchem a boca com a formação e com a necessidade de apostar nos miúdos do Seixal são, agora, os que insultaram, no estádio e nas redes sociais, um miúdo de 18 anos porque falhou uma grande penalidade. Para mim, formação também é isto e acredito que tão cedo Romário não voltará a tentar a mesma gracinha. Mas daí ao apedrejamento público do jogador em que muitos querem participar, vai uma distância muito grande.
Apostar na formação não é apenas achar piada quando os miúdos fazem umas coisas engraçadas com a bola e demonstram o seu talento. Apostar na formação é apoiar os miúdos quando eles erram. O que aconteceu com Romário é resultado da sua inexperiência e provavelmente da necessidade de aprender uma lição que ainda não tinha aprendido. Mas ver a forma transtornada como muitos benfiquistas insultaram o miúdo, no estádio e nas redes sociais, diz bem do estado de intolerância desportiva a que chegámos neste país.
Pessoalmente, só espero duas coisas. Que Romário tenha aprendido a lição e que seja feliz, como qualquer miúdo da sua idade merece. E que ignore as barbaridades que escutou e que ainda terá a oportunidade de ler.
Texto de: José Marinho