Pub

IFFHS : A boia dos náufragos desesperados

Advertisement

Na semana passada assistimos a um foguetório tão inusitado quanto ridículo, por parte de algumas figuras gradas do FCP, a propósito da publicação, pelo IFFHS, de um ranking em que aquele clube figura no 4º lugar dos “Melhores clubes do Mundo”!

Mas o que é que este ranking tem, dado o método como é elaborado, para suscitar tanto alarido, a ponto de o próprio Sergio Conceição ter saído a terreiro para sublinhar a importância de “tal feito”?!
Será que os portistas, como é o caso mais gritante de Francisco J. Marques, já esqueceram o que o Director de Comunicação (o próprio FJM) disse sobre a credibilidade (ou falta dela) deste organismo, que trabalha junto da FIFA?! FJM disse deste IFFHS, a propósito deste instituto vir dizer que, a Taça Latina, ganha pelo Benfica em 1952, era uma prova oficial (o que contrariava a tese de FJM) e é, portanto, a primeira prova europeia ganha por uma equipa portuguesa (além de ser a prova percursora da Taça dos Clubes Campeões Europeus, por sua vez antecessora da actual Champions League), disse o que Maomé nunca se atreveu a dizer do toucinho… E agora são só Hossanas ao IFFHS?! Em que ficamos?!

Advertisement

O ranking publicado na passada semana pelo instituto de historia e estatística do futebol, diz respeito ao período entre 01.Out.2022 e 30.Set.2023 e limita-se a atribuir pontuações pelas vitórias registadas nesse período, sendo que as vitorias na CL valem 14 pontos e no nosso Campeonato valem 4. É claro que o Benfica com duas derrotas na CL e uma no campeonato, no mês de Setembro, ficou afastado dos lugares cimeiros, o que não aconteceu em vários outros períodos, já deste ano, onde, por mais do que uma vez, ocupou esse, agora “mítico”, 4º lugar!
Rejubilaram os portistas, isto é, os adeptos que à mingua de resultados e de futebol que lhes encham a alma (sabe-se o efeito depressivo e a azia que provoca uma derrota frente ao Benfica. Então se forem duas e numa delas perderem uma taça… não há Rennies que cheguem), têm que se contentar com estas “ridículas e pífias vitórias”.

Mas, os dirigentes portistas (excepção, como vimos, a SC que se serviu dessa publicação para, mais uma vez, vir a terreiro “puxar pelos galões” e demonstrar aos administradores da SAD que sem ele, não há prémios para ninguém), sabem bem que o valor destes rankings é pouco significativo, a não ser que… a não ser que haja contas de exercício para publicar e elas confirmem a trajetória rumo à iminente falência da SAD (mais 47,6M de prejuízo) e, em consequência, ao desaparecimento do clube, o que faz com que, como qualquer náufrago perdido no meio do oceano, se deite mão a essa pequena rolha que teima em se manter à tona no mar encapelado, como sendo a boia de salvação.
Isto é, acalmem-se lá, adeptos mais exaltados que, vejam lá o nosso prestigio, mesmo com contas destas, “a FIFA” acaba de publicar um estudo que diz que somos o 4º melhor clube do mundo!! Olha se nos tivéssemos contentado com menos!

Mas, a encenação do espetáculo de mentiras e mistificações não se fica por aqui …
Algures por estes próximos dias, diz-se que o Arqto. Manuel Salgado dará corpo e voz ao projecto da “Melhor Academia de Formação” deste país a erguer no município da Maia.
Eles têm cá uma lata!!
Então com as contas que apresentam, e sabendo-se, como é publico e foi há dias também publicado por um adepto portista, todas as receitas do ano fiscal que começou há 3 meses e meio, estão já oneradas e comprometidas, excepção feita ao valor da mais valia gerada pela venda de Otávio (valor a receber em tranches, ao que se sabe), onde é que o FCP vai buscar o dinheiro para o arranque das obras?! Ou será que a exemplo do que se passou em Gaia (e pelos, vistos também em Braga) vai ser a autarquia a arcar com todos os custos para depois arrendar pelo valor simbólico de 500 euros uma estrutura que “ameaça” custar milhões!? Será que não há munícipes da Maia a quem os prémios que a administração da SAD portista se auto atribui, chegariam para resolver todos os seus problemas?!
Quem nos garante que não teremos um caso Altice/SAD FCP com comissões e desvios de verbas, tão em voga em certas áreas de negócios!?
Ou será que, afinal, é mais um anúncio para enganar os sócios?!

Uma coisa é certa, a cadeira que um dia foi de sonho para André Vilas-Boas, ameaça seriamente, apesar da fanfarronice das carizes de PdC, tornar-se na cadeira de pesadelo para o actual presidente. Por isso, e pelo andar da carruagem, nem me admiraria muito que PdC acabasse por sair… empurrado pela porta pequena!

pub

Texto da autoria de:
Antonio Gomes-Martins

Comentários

Mostrar Mais

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados