Não me digam que foram hackers a escrever o conteúdo que está no site?
“Enquanto jornalistas, portadores de carteira profissional e cientes e zelosos de cumprir o Código Deontológico dos Jornalistas, repudiamos por completo o facto de conteúdos que não obedeçam às regras mais básicas do jornalismo serem publicados nos meios informativos que a estrutura azul e branca detém”, é este o comunicado do Porto Canal.
A ERC irá cumprir o seu papel de garantir que um canal que recebe financiamento público respeite as normas éticas e legais da comunicação social? Ou permitirá que estas ameaças passem impunes?
E o CNID, já tomou alguma posição sobre este caso? pic.twitter.com/ryHbz9dCgH
— MasterPT (@MasteringPT) February 18, 2023
Pub
“Muitas vezes, não achávamos relevância no que havia sido dito e não fazíamos nada. Mas depois éramos alertados que deveria ser noticiado. Havia essa pressão. Depois passámos a introduzir sempre notícias das revelações”, assumiu em tribunal a antiga diretora de informação do Porto Canal, Ana Guedes Rodrigues.
Acrescentou ainda que no porto canal e no programa Universo Porto da Bancada que “nem toda a gente tinha carteira profissional de jornalista”.
Temos um depoimento em tribunal e um comunicado do Porto Canal a demarcar-se da notícia do seu próprio site. Ou seja, que anda a fabricar aqueles conteúdos usando um meio de comunicação registrado na ERC, pode nem ter carteira de jornalista.
No meio disto tudo onde andam as autoridades competentes? As autarquias vão continuar a financiar isto?
Leia também: FC Porto não condena ataque do Porto Canal à esposa de Rui Santos: Detalhes e Reação