Pub
PROGNÓSTICOS E APOSTASpubstop

Quando as expressões desportivas significam mais que a palavra

Advertisement

No mundo da linguagem, as palavras ultrapassam muitas vezes as suas definições estritas, adquirindo significados simbólicos e contextuais que enriquecem a nossa comunicação.

Um exemplo deste fenómeno encontra-se no mundo do desporto, onde as expressões são frequentemente utilizadas de forma metafórica para transmitir feitos, situações ou ações específicas.

Advertisement

Nesse sentido, a seguir, exploramos vários exemplos de como as expressões podem transcender as palavras em vários domínios.

7 expressões desportivas utilizadas noutros momentos da vida

1.  “Atirar a toalha ao chão”

Quando alguém “atira a toalha ao chão”, não se refere ao ato de se desfazer de uma peça de roupa. Pelo contrário, significa desistir ou abandonar uma tarefa, ou um desafio.

Esta expressão tem origem no mundo do boxe, onde os treinadores costumavam atirar uma toalha para o ringue para indicar que o seu pugilista tinha desistido e não podia continuar o combate.

Atualmente, é utilizada num sentido mais lato para descrever situações em que alguém decide desistir. Ainda assim, muitas vezes também pode ser utilizada no sentido motivacional, como forma de não desistir, “não deitar a toalha ao chão”.

pub

2.  “O avançado fez um poker”

O futebol é um desporto que desperta paixões em todo o mundo, e a linguagem que envolve o jogo é igualmente apaixonada.

Por sua vez, o poker é um desporto mental, considerado um dos mais populares da sua categoria.

Mas, como combinam estes dois conceitos?  Simples. Quando alguém refere que um jogador marcou um “poker”, não se refere ao jogo de cartas, mas sim ao facto de o jogador ter conseguido marcar quatro golos num só jogo. Isto porque nas regras do poker há diferentes hierarquias de mãos, que quando um jogador tem uma sequência de 4 cartas (cor, naipe ou figura), faz poker.

Esta expressão é um exemplo perfeito de como a língua evolui e se adapta através da interligação de diferentes disciplinas e experiências.

3.  “Está a fazer bluff”

O poker é pródigo em expressões transversais. Esta é mais uma, especialmente no mundo dos negócios, a expressão “bluff”, principalmente na tomada de decisões.

É fazer com que a outra pessoa acredite que tem uma vantagem, mesmo não a tendo. De certa forma, é também um recurso psicológico porque cria incerteza.

4.  “Dar o golpe de misericórdia”

O “golpe de misericórdia” é uma expressão utilizada quando se dá um golpe final ou uma ação decisiva que põe fim a uma situação ou problema.

Não se trata de uma agressão física, mas sim de uma ação ou decisão que põe fim a algo de forma conclusiva.

Esta expressão pode ser, por exemplo, utilizada num sentido mais negocial, quando se pretende “finalizar” um negócio de uma forma mais marcante.

5.  “Andar na corda bamba”

Quando alguém está “na corda bamba”, não significa que esteja a realizar um ato de equilíbrio físico. Pelo contrário, indica que se encontra numa situação incerta ou precária, onde o seu futuro ou posição é instável.

Esta expressão transcendeu o desporto, principalmente o mundo da ginástica, e agora é utilizada em vários aspetos da vida.

6.  “Ter um ás na manga”

À semelhança da expressão de poker mencionada anteriormente, mais uma expressão que advém do universo dos jogos de cartas.

“Ter um ás na manga” significa que alguém tem um recurso secreto ou uma estratégia oculta que pode utilizar para seu benefício no momento certo.

É uma expressão que, tal como as restantes, é utilizada em vários momentos da vida.

7.  “Jogar nos dois lados”

Na vida quotidiana, “jogar dos dois lados” começou a ser utilizada nos tempos de guerra, quando os espiões eram duplos, muitas vezes sem o conhecimento mútuo das partes envolvidas.

Esta expressão no futebol, por exemplo, é quando um jogador joga em posições contrárias.

Em conclusão, a língua é dinâmica e adapta-se às nossas necessidades de comunicação em vários domínios. As expressões idiomáticas e frases que utilizamos podem assumir significados mais amplos e simbólicos, tornando-se parte da nossa cultura e transmitindo valores e realizações específicos.

Do futebol ao poker, do boxe à ginástica, estas expressões demonstram como as palavras podem transcender as suas definições originais e enriquecer a nossa comunicação quotidiana.

Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Botão Voltar ao Topo
A semana dos recados