É inacreditável como existe alguém que diga tanta aldrabice junta. O pior é quem acredita nas palavras do presidente do Sporting Bruno De carvalho. Em termos financeiros o lider do clube de Alvalade, mais uma vez, fala do Sport Lisboa e Benfica, dizendo que o clube se encontra em falência técnica e que o clube dele respira saúde.
Na verdade o Sport Lisboa e Benfica preferiu não adiantar as receitas provenientes dos quartos de Final da Liga dos Campeões, os 35 milhões da venda de Renato Sanches para o Bayern Munchen e da possível venda de Nicolas Gaítan. Poderia adiantar mas preferiu apresentar um prejuízo de mais de 9 milhões de euros. O prejuízo apresentado deve-se a um aumento em termos de prémios na Europa – que na temporada não foram pagos devido uma campanha desastrosa -, por não ter feito qualquer venda no mercado de inverno e apenas fez compras e renovações.
Felizmente os Benfiquistas sabem os motivos, pois as contas foram apresentadas de forma tão transparente, que até Bruno de Carvalho teve acesso elas. Mais uma vez, encenou para a plateia e para o seu canal de televisão que o Benfica está pior que o Sporting, pois respira saúde financeira.
A sua saúde financeira é tão boa que o presidente ainda não teve coragem para justificar uns quantos pontos:
– O congelamento das receitas provenientes da UEFA devido ao caso doyen, é respirar saúde?
– 17 milhões de euros de prejuízo, é respirar saúde?
– Não pagar a empresas de limpeza, é respirar saúde?
– Não ter pago as VMOCS nos prazos estipulados tendo renegociado à base da intimidação, é respirar saúde?
– Ter a SAD em falência técnia, é respirar saúde?
– Ter uma SAD com capitais próprios negativos, é respirar saúde?
Fala que tem o passivo mais baixo, mas se não fossem as VMOCs hoje teriam o passivo bem mais alto que o do Benfica. As VMOCs não são passivo e é por isso que o Sporting não paga juros como o Sport Lisboa e Benfica. Mas com o seu prolongamento, o clube de Alvalade perde receitas para a banca. As VMOCs tiraram mais de 120 milhões do passivo. Se ainda lá estivessem, teriam capitais próprios negativos bem acima dos 100 milhões. Porque é que Bruno de Carvalho não explicou estas alíneas quando disse que não estava a vender jogadores?
clausula 5ª
alinea 1-a) : 30% sobre as vendas (depois passa para 20%)
alinea 1-c) : 5 milhões do prémio da champions (depois passa para 7 milhões)
Imaginem que vendem 50 milhões… são 15 milhões para os bancos. Mais 5 milhões do prémio da Champions. São 20 milhões.
Isso é mais ou menos o que o Sport Lisboa e Benfica paga em juros. Obviamente que o Sporting está com a corda na garganta, mas o seu presidente insiste em falar em saúde financeira. É preferível o Sport Lisboa e Benfica pagar juros e gerir o seu próprio dinheiro do que ter parte das receitas “penhoradas” pela UEFA e pela Banca.
Estão na muito perto do fim mas ele preocupa-se é meter os Sportinguistas focados no Benfica.