Pedro Proença e o apito dourado: "É o que a gente combinou"
Estranha-se a forma como a Justiça tem tratado o todo poderoso presidente do fc porto, sempre com pezinhos de lã e bastas reverências, ou não integrassem as estruturas dirigentes e recebedores de Dragões de Ouro do fc porto alguns iminentes juízes da cidade Invicta. Lembramos então essa escuta feita pela PJ, em que Pinto da Costa foi apanhado a dialogar com o então presidente do Conselho de Arbitragem da FPF, Pinto de Sousa. Estávamos nas vésperas do encontro entre os «dragões» e o União da Leiria que decidiria a Supertaça da época 2003-2004 e Pinto da Costa preocupava-se em saber quem seria o árbitro que iria dirigir esse confronto. Pinto de Sousa, à pergunta que lhe foi feita por PC sobre o árbitro que iria dirigir o jogo,não teve pejo em afirmar: «É o que a gente combinou». Assim mesmo, preto no azul.
Pinto da Costa- Quem é?
Pinto de Sousa – O Proença!!! Então não é?!Falei contigo.
PC – Pois, eu sei.
PS – Ah?!
PC – Já sei!
PS – É esse! Foi nomeado ontem…oficialmente!
PC – Ai é…
PS – Foi ontem nomeado, só! Mas…antes de nomear, tinha falado contigo!
PC – Sei! Mas eu, se me perguntarem alguma coisa, eu vou dizer que não comento, como é óbvio!
PS – Claro!
PC – Não vou dizer que…
PS – Claro! Ah, ah! É evidente, é evidente! Pelo contrário! Até devias dizer que achas mal! Eh, eh, bom…
Esta conversa foi interceptada pela PJ no dia 30 de Julho de 2003.No dia 1 de Agosto, os dois personagens voltam a conversar:
PS – É…mas vou devagarinho, pá, calmamente …vou falar com Pedro Proença!
PC – Vais?
PS – Grande jogo em Guimarães, pá! Vai fazer um grande jogo!
PC – Com recados para não expulsar ninguém !
PS – Eh, eh, eh…
Nove dias mais tarde, no Estádio Municipal de Guimarães, Pedro Proença seria de facto o árbitro da final da Supertaça. O FC Porto venceu por 1-0, com um golo de Costinha que a generalidade da crítica apontou como tendo sido obtido de forma ilegal. E só houve uma expulsão, para o lado da União de Leiria, a do jogador João Paulo por acumulação de amarelos.”
Por: Antitripa