Vítor Pinto: «? ?? ????? ????́ ?? ????? ??????????, ??? ??? ???????? ???? ?? ?? ???????». ???? ?????? ???????-?? ?? ????????
?. A liquidez de que o Vítor Pinto fala está relacionada com a obtenção de financiamento através da emissão de obrigações. Por outras palavras, trata-se de “liquidez” obtida através da contração de dívida.
Vítor Pinto: «? ?? ????? ????́ ?? ????? ??????????, ??? ??? ???????? ???? ?? ?? ???????». ???? ?????? ???????-?? ?? ????????
?. A liquidez de que o Vítor Pinto fala está relacionada com a… pic.twitter.com/x8TBU6FJg2
— MasterPT (@MasteringPT) July 1, 2023
?. É importante distinguir a diferença entre estar numa situação estável ou praticamente estável e assumir o risco de contrair dívida para impulsionar o vigor financeiro e realizar investimentos, e estar numa situação de falência técnica, no abismo financeiro, e recorrer a empréstimos obrigacionistas para tapar os buracos anteriores e obter desesperadamente alguma liquidez.
?. A situação é bastante clara: o FC Porto encontra-se em insolvência técnica, com um passivo astronómico e capitais próprios negativos que chegam a 160 milhões de euros. Isso significa que, mesmo que todos os ativos imobilizados e ativos correntes fossem vendidos – e é importante ressaltar que a maior parte desses ativos não pertence integralmente à SAD – os recursos obtidos não seriam suficientes para liquidar completamente o passivo.

?. Sugiro que se atribua ao Dr. Fernando Gomes mais um “dragão de ouro” como forma de reconhecimento pela sua contribuição para a “recuperação financeira” do clube. As finanças do FC Porto são tão fiáveis neste momento quanto as do líder da claque portista, que também diz estar falido, mas anda de Porsche e goza de luxuosas férias.
5. Os comentadores já não estão a achar piada nenhuma e nem mesmo os cartilheiros conseguem mudar as opiniões de quem sempre esteve ao lado do dono disto tudo.



6. Em suma, a SAD do FC Porto está destinada a ser vendida e não há forma de escapar a essa inevitabilidade. E a transição deverá ocorrer de forma tranquila, pois está enraizada no próprio ADN do clube: os adeptos estão habituados a ter um dono em vez de um presidente. As eleições, como todos sabem, têm sido uma autêntica fachada ao longo de quatro décadas. Além disso, não é mera coincidência que Pinto da Costa esteja a adquirir ações como se o mundo fosse acabar amanhã…
??̃? ?????? ?? ???́????? ?????́????, ?????? ??́? ?????́? ??̃?.
Leia também: Se o FC Porto não vender a UEFA manda um avião com a mensagem “exclusão das provas”

