Aos olhos da imprensa o Deus -40 milhões "Sonceição" vs Lage que tem a mania que nos ensina | Hugo Gil

Aos olhos da imprensa o Deus -40 milhões “Sonceição” vs Lage que tem a mania que nos ensina

Nos últimos dias tenho passado pelos mais diversos canais, tenho recebido enumeras print de jornais e programas de tv e até vou recebendo “denuncias” sobre o que se tem dito sobre o Benfica. O Benfiquista está atento e indignado mas ignora e quando reage é contra o Benfica na maioria das vezes. Algumas no calor do momento que se compreende. Mas vamos a factos.

Como está no título, o exercício que vos quero mostrar, é algo que me chateia e me faz retaliar todos os dias. Desde o inicio da época o FC Porto teve problemas com reforços, não deu ao treinador os jogadores que ele quis, teve problemas com o Danilo, problemas com o Marega e a sua famosa barriga, problemas com os dois departamentos de comunicação, não se qualificou para a champions perdendo 40 milhões, perdeu jogadores a custo 0 que num total fariam mais de 40 milhões em vendas(números por baixo), já foi beneficiado pela arbitragem e já teve também problemas com o Nakajima. Penso que não me esqueço de nada. O treinador queixou-se que o FC Porto tem sido alvo de ataques permanentes nunca antes visto. E o que acontece a seguir? O Porto e o seu treinador passaram a ser os melhores em tudo! E ainda se dão ao luxo de gozar de ter pedido 40 milhões na champions indo para a Liga Europa. A maioria dos acontecimentos foram abafados, não se transformaram em polémicas de semanas a fio e houve recurso a cartilhas como a hiperlordose de Marega ou “não foi penalti em Portimão”. Tudo abafado por esses canais e jornais de sarjeta.

Pub

No sentido inverso está o Benfica e o seu treinador Bruno Lage. Todas as semanas, em todos os programas temos toda a gente a malhar num homem que conseguiu ganhar um titulo de campeão nacional com 7 pontos de atraso para o “sonceição” em apenas metade da prova. Trouxe paixão pelo futebol, mostrou querer só falar de futebol em todos os momentos, nas derrotas, nas vitórias e quando até é prejudicado pela arbitragem. Nunca deixou de ser o que é, humilde e fiel ao que é enquanto pessoa e enquanto treinador depois de ganhar o que já ganhou. E o que nós vemos? Uma SIC a arrasar o treinador do Benfica, uma TVI a arrasar o treinador do Benfica, uma CMTV a inventar casos sobre o Benfica, um Record a publicar mentiras sobre o Benfica, um Canal 11 a dizer que o Benfica não marca de bolas paradas mas que depois quem o critica faz-lhe um livro entre muitas outras. Tem sido arraso atrás de arraso e o homem mantém-se ali com o mesmo objectivo, pensamento no próximo jogo e na sua equipa. E ainda se dá ao luxo de dar oportunidades aos jornalistas que rapidamente são criticadas por… jornalistas.

São vários os casos e só estamos em setembro. Mas andar a contribuir para este peditório? Vamos continuar a ser Sporting e a mandar treinadores e presidentes para muitos sítios a cada jornada que passa? Ou a ser Porto até ao momento em que o treinador se queixou dos ataques? Nós somos o clube mais estável em portugal em termos de resultados, troféus e contas ainda assim somos o clube mais instável no que toca a arraso a jogadores, treinadores, direcção e até colocamos tudo em causa por causa de um resultado. Uns chamam-lhe exigência, outros desabafo e outros encolhem os ombros. Também não gostei do resultado da Champions! Também não gostei principalmente do desempenho do Jota e do RDT mas daí a chamar-lhes de tudo? Daí a colocar o treinador em causa porque perde na sua estreia na competição? Se a Bola do Cervi tivesse entrado o resultado seria outro. O futebol não vive de “ses” e sim da realidade. E a realidade é que faltam 5 jogos e o Benfica tem de passar à próxima fase porque é o que todos exigimos de um Benfica europeu.

Se querem continuar a dar ouvidos a uma imprensa que nos quer mal e quer a tranquilidade no Porto, estão no vosso direito. Se querem continuar a dar ouvidos a treinadores desempregados e a cientistas da bola pensando que eles é que sabem, tudo bem. Mas façam este raciocínio pensem se é assim que querem apoiar o Benfica tal como acontece no estádio da luz. Outro problema que temos de resolver. Esse sim, é um problema que me tira mais horas do que uma opinião do Ribeiro Cristóvão ou do Rui Santos, ou cientista qualquer.