Formação, Estádio, Modalidades e Futebol Feminino

Advertisement

Formação do Benfica

Benitez: «A verdade tem de ser dita e aqui há um legado de Luís Filipe Vieira. Esta formação do Seixal permite-nos formal talentos, mas estamos a formar para vender, tal como compramos para vender. Temos de formar para ganhar. Ao fim de seis meses , temos logo um frenesim para vender um jogador que se destaca. Está aqui exemplo, a formação é um caminho de mística e é isso que queremos. Transmitir e recuperar a mística da formação.»

Rui Costa: «Bem haja que alguma coisa foi bem feita. O Seixal não tem apenas a ver com a formação, mas é a casa da equipa principal também. Tem sido feito um trabalho de excelência, temos jogadores espalhados pelo mundo inteiro, temos jogadores da formação em quase todos os clubes na Liga. É evidente que há uma porta de entrada para a equipa principal, mas ela tem de ser aberta também pelos jogadores. Temos muitos campeões nacionais saídos da formação. As transferências não têm apenas a ver com o dinheiro que entra ,tem a ver com as decisões dos próprios jogadores. Isto tem muito a ver com própria projeção da Liga.»

Benitez: «Esse é sempre o argumento, por isso dizia que o Benfica tem de liderar com a Liga. Mas o que acaba de dizer não é verdade a 100 por cento. Eles querem ir para melhores ligas e é aí que o Benfica tem de trabalhar. Se estivermos constantemente nos oitavos e quartos, eles já não querem sair.»

Rui Costa: «Isso é uma assunção sua, nunca lidou com jogadores, eu lido com eles todos os dias. Não é só aos jogadores da formação do Benfica, o panorama em Portugal é que nós, todos, não conseguimos dar aos jogadores financeiramente e o estatuto que as Big-5 dão. Independentemente da nossa prestação europeia. O que o jogador pretende é dar o salto. Nós temos de impedir esse processo o maior tempo possível. Isto envolve jogadores, os seus empresários. Falo com conhecimento de causa.»

Benitez: «Assim que o João Félix começou a dar nas vistas, vocês enviaram emissários para todos os lados. Vieira andou em Itália a dizer que ele era o novo Cristiano Ronaldo. Não estou a dizer que eles não vão embora, não podemos é deixá-los sair quando eles ainda não venceram nada no Benfica»

Rui Costa: «Acredita que para vender um João Félix tivemos de andar a bater à porta de alguém? Deu o pior exemplo de todos, acha que algum clube em Portugal pode recusar 120 milhões de euros?»

Benitez: «Não, vocês provocaram-na.»

Modalidades do clube

Rui Costa: «Tudo o que seja o manto sagrado, para mim vale o mesmo. O voleibol tem sido o mais vencedor, mas iniciámos um projeto em que temos 10 equipas, cinco masculinas e femininas e precisámos de algum tempo. Mas sendo o Benfica, tem de se ganhar. Há duas equipas que têm de se igualar, foi feito um ataque no mercado para haver um encosto aos rivais. Vamos querer ganhar nas 10 equipas das modalidades.»

Benitez: «Estou de acordo que no feminino estamos bem, no masculino não. Temos falhado em levar adeptos ao pavilhão. Como podemos aproximar os adeptos? Devia apelar-se aos adeptos a ir ao pavilhão nos altifalantes do estádio. O orçamento ser repartido por modalidade e assim perceber que gestão é necessária. Quem são? São profissionais bons e os profissionais bons, têm emprego e no dia 10 irão dizer às empresas em que trabalham que vêm.»

Estádio e infraestruturas

Benitez: Temos dois planos grandes e a filosofia é a mesma: dar conforto e rentabilizar. As nossas ideias tem a ver com dentro do estádio melhorar a dinâmica do mesmo. Substituir os painéis digitais e acrescentar mais, para poder passar publicidade e aí criar envolvência maior. Melhorar as cadeiras e transformar o estádio apra o que estádio viva fora dos grandes jogos. Temos uma quantidade enorme de lugares de estacionamento que podem ser rentabilizados. Se o Benfica falar com o Metro em que haja uma galeria direta para o estádio, podemos rentabilizar o estacionamento e dão vida ao estádio. É uma ideia, não é uma crítica. Pavilhões o mesmo: renovar painéis e melhorar conforto.

Rui Costa: «A situação do estádio está lá clara, o que é o interior, o som é para melhorar, os leds também, está tudo no manifesto. Para além disso, creio que temos de dar mais imponência ao estádio por fora do que aquela que ele tem hoje. Pavilhões também, há ali um espaço que não me agrada muito, entre a área comercial e os pavilhões que não se distinguem. O Benfica não precisa de carros para as pessoas virem ao estádio, precisam que venham ao estádio para virem ao estádio.»

Futebol Feminino

Rui Costa: «Se retirarmos ano Covid, podemos contabilizar dois anos completos e um que se inicia agora. Pouco mais há a fazer do que elogiar o trabalho a ser feito. Subimos de divisão, podíamos ter sido campeões [campeonato interrompido pela pandemia] e estamos na Liga dos Campeões. Daqui a pouco, acredito, só entra na Champions masculina quem tiver futebol feminino e aí já estamos à frente. É um projeto para crescer, temos de criar mais infraestruturas para albergar não só o futebol feminino, quer modalidades, temos de criar um pólo em Lisboa e alargar o Seixal. Quando estiver estável, passar o futebol feminino para SAD.»

Benitez: «No futebol feminino, estamos de acordo. É pena termos sido dos últimos grandes a chegar, mas ainda bem que chegámos. Ainda bem que admite qu pode ir para o Seixal. Para nós, o futebol feminino deve entrar no conceito da SAD. Estou de acordo que temos de avançar para um centro de alto rendimento, mas não me faz sentido colocar aí o futebol feminino. Foi pena não termos jogado na Luz com o Bayern Munique. Em jogos desta dimensão, devia ser possível o futebol feminino jogar na Luz.»

Benitez: Porquê areditar que novas promessas não são apenas jogada eleitoral e que o comportamento da última década não é igual, uma vez que as pessoas que tem na equipa são as mesmas