Futeboltop

“Nunca se viu isso [instabilidade] no jogo dele. [Kokçu] atuou sempre da mesma forma”

PUB

O Benfica contratou um líder. É o que se depreende das declarações do treinador do Feyenoord à revista oficial do clube. Numa análise à época que culminou com a conquista da Erevidisie, o campeonato dos Países Baixos, Arne Slot destacou a força mental do internacional turco, um jogador que passou por «momentos difíceis» e com quem criou uma «relação especial».

 

 

Advertisement

O técnico de 44 anos elencou vários episódios perturbadores para o jogador e equipa: a história da polémica sobre a recusa em usar uma braçadeira de capitão com as cores LGBT e as «insónias» pela deceção resultante da derrota na final da Liga Conferência frente à Roma de José Mourinho. «A equipa desmoronou-se, mas ele nunca. Nunca se viu isso [instabilidade] no jogo dele. [Kokçu] atuou sempre da mesma forma», afirmou.

«Para mim, o aspeto humano é sempre a coisa mais importante, mesmo quando o interesse desportivo está comprometido», explicou Slot para enfatizar a necessidade de estabelecer relações fortes e tendo do outro lado personalidades igualmente seguras, capazes de aguentar o barco.

 

Golos, assistências e mais
As palavras de Arne Slot ganham uma dimensão extra quando se comparam épocas: em 2021/2022 a formação de Roterdão terminou em terceiro lugar na liga (o Ajax sagrou-se campeão na última jornada com dois pontos a mais que o PSV de Roger Schmidt) e foi derrotada na tal final da Liga Conferência; em 2022/2023 foi campeão com vantagem confortável de sete pontos sobre o segundo classificado, o PSV, com o contributo fundamental do capitão, terceiro melhor marcador do Feyenoord com 12 golos (atrás de Santiago Giménez com 23 e Danilo Pereira com 14) e 9 assistências (o jogador com mais passes para golo, a par de Mats Wieffer).

Pub

 

Além dos números, e voltando às palavras do treinador neerlandês, o reforço das águias, de apenas 22 anos, foi fundamental numa vertente  que só é verdadeiramente percecionada por quem está dentro do campo e do balneário: a liderança. Foi este pacote que levou o Benfica a investir €25 milhões (mais €5 M variáveis).

Leia também: Benfica comunica transferência de jogador em definitivo

Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement
Botão Voltar ao Topo