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O próprio patrocinador desmente o FC Porto

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Quando todos pensávamos que o circo tinha acabado, eis que o próprio patrocinador do FC Porto desmente o clube que patrocina.

 

O FC Porto deu entrada com uma treta qualquer para tentar anular o jogo em que perderam 2 pontos. Pelo meio apontou o dedo ao VAR e aos técnicos do VAR que pertencem à Altice.

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Na sequência do comunicado enviado pelo Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (“FPF”) relativo ao incidente verificado com o VAR no jogo FC Porto-Arouca, de dia 03/09/2023, vem a FUTEBOL CLUBE DO PORTO – FUTEBOL SAD (“FC Porto”), esclarecer o seguinte:

  1. Não corresponde à verdade que a tomada elétrica disponível na zona de revisão do estádio não possuísse energia socorrida. Esta tomada possui fonte de alimentação UPS (Uninterrupted Power Supply).

  2. Para além da UPS, a própria tomada possui uma chave específica que garante que a mesma só é utilizada para o sistema VAR.

  3. Também não corresponde à verdade que a tomada em questão seja a única disponível na área de revisão do estádio. Junto desta existe um outro quadro elétrico com outra tomada disponível para utilização, conforme se pode verificar pela foto subsequente.

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  4. Acresce, ainda, que não foram detetadas quaisquer falhas de energia no decorrer do jogo (antes, durante ou após o mesmo).

  5. A este propósito refira-se que obrigação do FC Porto se esgota na disponibilização de uma fonte de energia para que os técnicos da Altice, contratados pela FPF, aí conectem o cabo de alimentação destinado aos equipamentos do VAR, o que aconteceu, sendo que toda a responsabilidade de montagem do sistema e ligação de cabos é daqueles profissionais.

  6. Sucede que o referido cabo, conectado na origem à fonte de energia do estádio disponibilizada pelo FC Porto, não foi conectado aos equipamentos do VAR, levando a que o sistema tenha estado a funcionar suportado por baterias desde o início do jogo.

  7. Tal facto foi reconhecido pelos próprios técnicos da Altice quando substituíram o equipamento, tendo este passado a estar suportado pela energia do estádio.

  8. Por conseguinte, se não existiu qualquer falha de energia e se não foram rearmados quaisquer quadros elétricos, como se explica que o equipamento do VAR substituído não tivesse energia do estádio, mas o segundo equipamento já a tivesse? A energia não desaparece de um momento para o outro… A conclusão é elementar: o cabo da Altice do primeiro equipamento do VAR, conectado na origem à fonte de energia do estádio, nunca esteve ligado no destino ao equipamento do VAR por erro técnico.

Ora a Altice não é como a Sport TV que come e cala, e respondeu e desmentiu o clube que patrocina.

 

Eis o comunicado:

«1. Não foi detetada qualquer avaria no sistema de suporte ao VAR, nem se procedeu a qualquer substituição do mesmo.

  1. Assim que as equipas técnicas verificaram que a fonte de alimentação da UPS (Uninterrupted Power Supply) tinha esgotado a bateria, decorrente da falha de energia da tomada de alimentação disponibilizada pelo FC Porto, imediatamente ligaram uma segunda UPS, totalmente carregada, que possibilitou a restauração total dos sistemas e do respetivo serviço VAR.

  2. Aquando da referida falha do sistema de videoarbitragem, e antes da utilização da segunda UPS, foi comprovado no local, pelas equipas técnicas da Altice e do Futebol Clube do Porto, a existência de uma falha de energia na tomada elétrica do Estádio do Dragão.

  3. De sublinhar que foi a redundância da sua infraestrutura, pela existência de uma segunda UPS, que permitiu retomar o sistema de videoarbitragem.»

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