FPF do Tiago Craveiro coloca camiões de areia prontos para esconder a vergonha do VAR

Publicidade

Com um terço da Liga para trás, o Conselho de Arbitragem fez um balanço da atuação do vídeo-árbitro, nesta que é a segunda temporada com a tecnologia no campeonato português. Numa altura em que o Benfica fez uma exposição e os treinadores do Boavista e Desportivo das Aves se lamentaram sobre aquela tecnologia, Tiago Craveiro encomendou uns quantos camiões de areia para tapar a VARgonha.

O número que querem que se fale mais é o 25. Porque foi o número de decisões revertidas com recurso ao VAR.  9 é o número de avaliações erradas. Querem ser tão transparentes que não tiveram a coragem de dizer quais foram os 9 erros. Tinha piada saber que para a FPF o VAR aberto não seria no dragão. Tinha piada

Publicidade

“Com 11 jornadas completas, o Conselho de Arbitragem faz um balanço do VAR no primeiro terço da Liga NOS.
Nas primeiras 11 jornadas foram efetuados 639 «checks», distribuídos da seguinte forma: lances de golo (295), possível cartão vermelho (152), possível penálti (187) e erro de identidade (5).
Dos 639 lances analisados, 33 resultaram em momentos de revisão. No seguimento da revisão, 8 decisões iniciais mantiveram-se e 25 foram alteradas.
Das 33 revisões, 23 levaram o árbitro a visionar o monitor no relvado. Nessas 23 ocasiões, o árbitro decidiu alterar a decisão inicial em 16 casos.
De acordo com a análise técnica efetuada, em 639 «checks» (ao longo dos 99 jogos) verificaram-se nove avaliações erradas.”

Vamos a exemplos com apenas 4 clubes. Benfica, FC Porto e Sporting defrontaram o Vitória de Setúbal. Para além dos muitos lances existentes nas 3 partidas, vou destacar o Golo mal anulado ao Benfica, o penalti contra o Sporting e a expulsão contra o FC Porto. Depois da análise do VAR, Benfica saiu prejudicado, FC Porto e Sporting beneficiados e o Vitória beneficiado e prejudicado. É assim que funciona o VAR.

Outro exemplo. Sporting-D. Aves e Tondela-SL Benfica. Ambos os jogadores jogam a bola e só depois há o contacto. Penalti favorável ao Sporting com todos os ex-árbitros a concordarem com o árbiro+VAR. Penalti não assinalado a favor do Benfica com todos os ex-árbitros a concordarem com a decisão do árbitro+VAR

Pub

Subscrever Blog via email

Indique o seu endereço de email para subscrever este site e receber notificações de novos artigos por email.

Junte-se a 1.255 outros subscritores