Azuistop

Adjunto da w52-FC Porto apanha 25 anos

PUB

José Rodrigues, diretor adjunto e massagista da extinta W52-FC Porto, foi suspenso por 25 anos pela Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP) por “posse de betametazona, efedrina, metanfetamina, fenetilina, hormona de crescimento humano, IGF, EPO, anfetamina, corticotrofina, hidrocortisona e glucocorticoides”, no âmbito do processo ‘Prova Limpa’. A sanção será cumprida entre 7 de setembro de 2022 e 6 de setembro de 2047.

Consta no despacho da acusação que ele é um dos 26 arguidos acusados pelo Ministério Público de tráfico de substâncias e métodos proibidos, além do crime de administração das mesmas. Segundo a acusação, José Rodrigues, como adjunto de Nuno Ribeiro, e  “com o conhecimento e anuência” do líder da equipa, Adriano Quintanilha, e do diretor geral, Hugo Veloso, teria adquirido e administrado essas substâncias “que constam na lista de substâncias e métodos proibidos em vigor” aos ciclistas da W52-FC Porto para obter vantagens financeiras e desportivas para a equipa.

Advertisement

Para o DIAP do Porto, “Adriano Sousa, Hugo Veloso e Nuno Ribeiro agiram sempre em conjugação de esforços e de intentos mediante um plano por eles elaborado, de dependência hierárquica profissional que os ciclistas que compunham a […] W52-FC Porto tinham de si, os determinarem a consumirem substâncias ilícitas e a utilizarem métodos que sabiam ser proibidos”, o que fizeram com o propósito de “obterem vantagens patrimoniais e não patrimoniais para a equipa”.

Os três, assim como José Rodrigues, “abusaram da sua profissão de modo grave, violando os deveres de atuarem em prol do desenvolvimento desportivo da modalidade e dos ciclistas e da verdade desportiva, incentivando e promovendo a dopagem de praticantes desportivos”.

Leia também: O que leva um árbitro a não mencionar nos respectivos relatórios?

 

Pub

 

 

Comentários

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement
Botão Voltar ao Topo