SL Benfica faz História na Taça dos Campeões Europeus em atlétismo

Advertisement

1017072_4955122314430_684509584_n

Disputou-se este Sábado, dia 20 de Setembro, a Taça dos Clubes Campeões Europeus em Atletismo, na qual marcaram presença a equipa masculina e feminina de Juniores do Sport Lisboa e Benfica.

No sector masculino a competição teve lugar em Playas Castellon, Espanha, enquanto no feminino foi em Leiria, no estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa.

Esta prova foi encarada com ambição e responsabilidade, dada a sua importância ao nível competitivo, para mais para os jovens “encarnados” que se sagraram, em Julho deste ano, no Luso, Pentacampeões em masculinos e Hexacampeões em femininos na categoria.

No ano passado a equipa masculina do SL Benfica foi 2.ª no Grupo B da Taça dos Campeões de Juniores, em Leiria, o que lhe permitiu competir este ano no Grupo A.

E as expectativas para esta nova aventura europeia não foram goradas, bem pelo contrário, com a equipa masculina de Juniores do Glorioso a obter este Sábado, em terras de “nuestros hermanos”, um espectacular 5.º lugar no Grupo A, o principal, da Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Apesar de dois zeros (Triplo Salto e Salto com Vara) o SL Benfica lutou sempre por um lugar no pódio, com os Pentacampeões Nacionais a somarem 79 pontos, os mesmos que a formação britânica do Shaftesbury, 4.ª classificada, face aos 124 da formação turca do Fenerbahce, que renovou o título, à frente dos anfitriões, Playas de Castellón, com 107, e do AD Mass (Eslováquia), com 88.

Ao nível individual, André Pereira, vencedor dos 3.000 metros Obstáculos, com um tempo de 9.20,52 minutos, foi um dos atletas em foco entre os benfiquistas, que conseguiram ainda mais cinco 2.ºs lugares. Ricardo Pereira nos 100 (10,92), Miguel Marques nos 3000 (8.58,57), Brandon Silvestre nos 110 Barreiras (14,79), Diogo Mestre nos 400 Barreiras (54,44) e da equipa de 4×100 (42,72).

Referir que esta é a primeira vez na História do Atletismo luso que uma equipa Júnior Masculina, neste caso a do SL Benfica, representa as Quinas no Grupo A (1.ª Liga) desta prestigiante competição.

Equipa Feminina Júnior foi 6.ª classificada no Grupo B

No ano transacto, a equipa feminina Júnior do SL Benfica ficou no 3.º lugar da Taça dos Clubes Campeões Europeus, a apenas um ponto da subida à I Liga, logo, mantendo-se no Grupo B da competição.

Este Sábado, em Leiria, as Hexacampeãs na categoria obtiveram a 6.ª posição (79 pontos) entre oito equipas no Grupo B, falhando, desta forma, o acesso ao grupo principal, reservado somente às duas primeiras formações.

Destaque individual para Filipa Choon, vencedora do Salto com Vara, com 3,30 metros, e para Teresa Carvalho, 2.ª classificada no Salto em Comprimento, com 5,85.

O grande vencedor da prova, com 123 pontos, foi o Sparta, da Dinamarca, seguido, na 2.ª posição, com 102 pontos, pelo SK SOG Nitra (Eslováquia). A fechar o pódio, com 87 pontos, ficou o Audentes Sports, da Estónia.

Texto: slbenfica.pt
Foto: serbenfiquista.com